Perguntas Frequentes
1. O que é o Sitrad?
O Sitrad é o software da Full Gauge Controls para gerenciamento a distância das instalações de refrigeração, aquecimento, climatização e aquecimento solar. Ele atende as mais rígidas exigências do mercado porque é atualizado constantemente por uma equipe da engenharia da Full Gauge Controls especialmente dedicada para isso.Versátil, acessa tanto local como remotamente instalações dos mais diversos segmentos, desde redes de supermercados, frigoríficos e restaurantes, até hotéis, hospitais, laboratórios, residências, entre outros.
O Software avalia, configura e armazena, continuamente, dados de temperatura, umidade, tempo, pressão e voltagem, permitindo a modificação dos parâmetros de operação dos instrumentos com total segurança e precisão, de qualquer lugar do mundo, via internet, através do computador ou celular.
Com o Sitrad, além de obter uma redução significativa no consumo de energia elétrica, o usuário pode obter gráficos, relatórios e mensagens de alerta enviadas pelo Software para celulares e e-mails cadastrados, caso as variáveis não estejam de acordo com os padrões estabelecidos.
|
2. Quanto custa o Sitrad?
O Sitrad é disponibilizado gratuitamente para download através do site e pelo CD de instalação disponível na compra das interfaces CONV32 e CONV256, TCP-485 e MOD64.
|
3. Quais controladores podem ser gerenciados pelo Sitrad?
Os controladores Full Gauge Controls com saída serial para comunicação com o Sitrad, que são os seguintes:
TC-940R , TC-900R , TC-960R LOG, MT-512R LOG, PCT-400R , PCT-410R , PCT-420R , PCT-1600 , PCT-210Rplus LOG, AHC-80 , MT-530 , MT-543R , MT-516RVT , TI-33R , RT-607R , Microsol IIplus, Microsol II power, PhaseLOG , SwitchLOG , PWR-3200plus, EnergyLOG , AutoPID , Humitech Super, MT-439 , PWR-3200 e MOD64. Saiba mais sobre eles em www.fullgauge.com.br .
|
4. O que significa "LOCAL-REMOTE-MOBILE-VIEWER"?
O Sitrad® é composto por módulos: o Local, o Remote, o Mobile e o Viewer.
LOCAL: deve ser instalado no computador em que estão conectados os controladores através de uma interface conversora (CONV32, CONV96, CONV256 ou TCP485). Ou seja, deve ser instalado próximo aos controladores.
REMOTE: deve ser instalado no computador que fará o gerenciamento a distância, via Internet, comunicando-se com o Módulo Local. Ele poderá ser instalado em casa, no computador pessoal, em qualquer outro computador que você desejar.
MOBILE: gerencia as instalações via celular, smartphone ou tablet, comunicando-se com o Módulo Local.
VIEWER: funciona como uma central de monitoramento a distância, reunindo diversas instalações em uma só tela, facilitando a administração simultânea de vários pontos da instalação. Deve ser instalado no computador que fará o gerenciamento a distância, via internet, comunicando-se com o Módulo Local.Ele poderá ser instalado em casa, no computador pessoal, em qualquer outro computador que você desejar.
O Sitrad® utiliza o acesso client/server, um tipo de comunicação que permite a troca exclusiva de dados (criptografados) entre os seus Módulos, garantindo total precisão e segurança, sem interferir nos demais programas instalados no computador e com independência em relação a provedores de internet.
|
5. O Sitrad está disponível em quais idiomas?
Português, Inglês e Espanhol.
|
6. Qual a configuração que o meu computador deve ter para que eu possa instalar o Sitrad?
Módulo LOCAL:deve ser instalado no computador em que estão conectados os controladores através da Interface CONV256 ou da Interface CONV32. Ou seja, deve ser instalado próximo aos controladores.
Os requisitos mínimos do sistema são:
Pentium II 400 MHz ou superior
30 MB de HD
64 MB de RAM (recomendável 256 MB)
Windows 98/ME/NT/2003 (comunicação serial)
Windows XP/2000/Vista/Seven (comunicação serial e USB)
1 porta de comunicação serial (COM1 ou COM2)
Módulo REMOTE: deve ser instalado no computador ou tablet* que fará o gerenciamento a distância, via internet, comunicando-se com o Módulo Local. Ele poderá ser instalado em casa, no computador pessoal, em qualquer outro computador que você desejar.
*com o sistema operacional Android e Windows.
Os requisitos mínimos desse sistema são:
Pentium II 400 MHz ou superior
10 MB de HD
128 MB de RAM (recomendável 256 MB)
Windows NT/XP/2000/2003/2008/Vista/7
Para o Sitrad Remote é necessária a conexão com a internet ou intranet.
Módulo MOBILE: funciona como o REMOTE, comunicando-se ao módulo LOCAL, e realizando o gerenciamento das instalações pelo celular.
Os requisitos mínimos do celular são:
Permissão para o download de aplicativos Java.
Configurações mínimas de Java: MIDP-2.0 e CLDC-1.1.
80 Kb de espaço livre no celular
Acesso à internet
Módulo VIEWER: funciona como uma central de monitoramento a distância, reunindo diversas instalações em uma só tela, facilitando a administração simultânea de vários pontos da instalação. Deve ser instalado no computador ou tablet* que fará o gerenciamento a distância, via internet, comunicando-se com o Módulo Local.Ele poderá ser instalado em casa, no computador pessoal, em qualquer outro computador que você desejar.
*com o sistema operacional Android e Windows.
Os requisitos mínimos desse sistema são:
Pentium II 400 MHz ou superior
10 MB de HD
128 MB de RAM (recomendável 256 MB)
Windows NT/XP/2000/2003/2008/Vista/7
Para o Sitrad Viewer é necessária a conexão com a internet ou intranet.
Atenção! Caso não queira fazer o gerenciamento remoto de suas instalações, utilize o módulo LOCAL para gerenciamento somente no computador ligado aos controladores.
|
7. Meu computador não tem internet. O Sitrad vai funcionar mesmo assim?
O módulo LOCAL (que deve ser instalado no local onde se encontram os controladores) funciona perfeitamente sem conexão com internet. Já o Módulo REMOTE exige o uso de internet, inclusive para o envio de e-mails de alerta para celulares e endereços eletrônicos.
|
8. Posso alterar parâmetros da minha instalação remotamente, através do celular?
Sim, através do módulo MOBILE. Com este aplicativo, instalado em celulares, você pode administrar instalações remotamente, intervindo e modificando variáveis ou funções dos controladores em sistemas industriais, comerciais e residenciais. Isso significa mais facilidade e praticidade, com a mesma segurança do Sitrad Remote.
Faça o download do Sitrad Mobile acessando, através do navegador WAP do seu celular, o link www.sitradmobile.com.br.
|
9. Como o Sitrad grava os dados?
Os dados recebidos pelo Sitrad são gravados em arquivos com formato de banco de dados (arquivos com extensão .db), trazendo maior integridade aos dados coletados e agilidade na hora de analisá-los.
|
10. O Sitrad possui alarmes?
Sim, ele possui alarmes visuais, configurados para gravação em arquivo de texto, e/ou alarmes sonoros, emitidos através da caixa de som do computador. Também envia e-mails de alerta para celulares e endereços eletrônicos cadastrados, caso os parâmetros saiam dos limites configurados.
|
11. Como configuro o alarme para enviar para o meu celular?
Atualmente a maioria das operadoras de telefonia móvel trabalham apenas com o alerta de recebimento de novos e-mails. Verifique a disponibilidade, se há custo e a forma de cadastro deste serviço junto a sua operadora. Veja abaixo algumas operadoras que possuem esse recurso:
Veja aqui um passo a passo de como configurar.
|
12. Caso falte energia, eu perco os dados gravados no computador?
Os dados coletados até o momento da queda de energia estão salvos no banco de dados do Sitrad com total segurança.
|
13. Quando tento acessar o meu servidor através da Versão REMOTE, o Sitrad mostra a seguinte mensagem "Não foi possível estabelecer conexão com o servidor". Por quê?
Essa mensagem pode aparecer por três motivos:
1. O número do IP (identidade do computador)
que você está tentando acessar não existe. Neste caso, verifique
o número correto do IP do servidor.
2. Tanto o computador com módulo LOCAL quanto o computador com o módulo
REMOTE podem estar sem acesso à internet. Verifique sua conexão.
3. A porta 5001 do servidor não está liberada
para acesso. Verifique com o administrador da sua rede para que esta porta seja liberada.
Caso as três possibilidades tenham sido verificadas e a mensagem persista, entre em contato com nossa Engenharia de Aplicação (Apoio Técnico) para obter ajuda mais detalhada.
|
14. O que eu preciso ter para que os controladores enviem as informações para o software?
A ponte de conexão é a Interface CONV32ou CONV256, um conversor que permite essa troca de dados entre os controladores e o computador, fazendo com que os dados sejam lidos pelo software. Sua função é converter o sinal de comunicação serial padrão RS-232 do computador para o padrão RS-485 dos controladores. Os controladores ficam ligados à Interface e esta, por sua vez, é conectada ao computador através de uma porta de comunicação (COM1, COM2...). A CONV 32 comunica até 32 controladores Full Gauge e a CONV256 até 256.
|
15. Para que serve caixa distribuidora (bloco de conexão) que acompanha alguns instrumentos com comunicação com o Sitrad e que é disponibilizada para venda?
O bloco de conexão, também conhecido como caixa distribuidora, além de interligar os controladores (exceto o Microsol II ) para fazer a ligação da rede de comunicação, possui uma proteção interna que diminui ruídos oriundos de motores, cabos elétricos, oscilações de energia, entre outros.
|
16. Quantos metros de cabo pode haver em uma instalação para interligar os instrumentos até o computador onde está a interface rodando o módulo do Sitrad Local?
Até 1.000 m.
|
17. Já que a interface fica ao lado do computador, qual é a distância máxima entre os controladores e a Interface?
A distância máxima dos controladores em relação à Interface CONV32 ou CONV256 é de 1.000 metros.
|
18. Quantos instrumentos podem ser ligados à interface CONV32?
A interface CONV32 permite a conexão de até 32 controladores Full Gauge com saída serial, independente do modelo, variável de medição e quantidade de sensores que o controlador utiliza.
|
19. Quantos instrumentos podem ser ligados à interface CONV256?
A interface CONV256 permite a conexão de até 256 controladores Full Gauge com saída serial, independente do modelo, variável de medição e quantidade de sensores que o controlador utiliza.
|
20. Quantos TCP-485 posso usar em uma mesma rede?
|
21. Como escolho o TCP-485 que desejo visualizar?
No Sitrad não pode haver dois instrumentos (controladores) com o mesmo número de endereço na rede RS-485, mesmo que eles estejam em conversores diferentes. Ou seja, se tens dois conversores ethernet e em cada um deles está conectado dois instrumentos, os dois primeiros devem estar, por exemplo, com os endereços "1" e "2" da rede RS-485 e os instrumentos do segundo conversor com os endereços "3" e "4", para assim não haver conflito de endereços de instrumentos no Sitrad.
Agora, se queres cadastrar os conversores em um Sitrad Local que está fora da rede, ou seja, pela internet, os dois conversores devem ser cadastrados no Sitrad manualmente com o endereço de IP externo da rede. Como externamente os dois conversores irão usar o mesmo endereço de IP externo, então é preciso configurar suas portas de comunicação e configuração com valores diferentes entre os conversores e estas portas devem ser redirecionadas corretamente nas configurações do modem da rede.
|
22. Como o Sitrad irá reconhecer vários instrumentos?
Quando se tem mais de um instrumento na rede é necessário que sua última função seja alterada. Essa função diz: endereço do equipamento na rede RS-485.
Caso ela não for alterada, os instrumentos terão os endereços iguais, assim, não irão comunicar. Então, antes de ligar o Sitrad, é preciso alterar o endereço dos instrumentos, colocando-se valores diferentes para cada controlador, como por exemplo, 001, 002, 016...
|
23. Como acessar remotamente um computador com IP dinâmico?
Não é preciso ficar recadastrando constantemente no Sitrad Remote o número de IP. Nem contratar um serviço de IP fixo.
Existem no mercado alguns programas que permitem ao usuário acessar um computador sem precisar saber o seu número de IP, como por exemplo o DynDNS e DDNS, o qual indicamos por ser todo em português. Para usá-lo, basta fazer o download do programa através do site http://ddns.winco.com.br/dns-dinamico e instalá-lo na máquina onde está o Sitrad Local.
Na instalação do programa será feito um cadastro que lhe dará um endereço DNS, como por exemplo fulano.ddns.com.Br. E é este endereço que você passará a utilizar no Sitrad Remote. Desta forma, você não precisará mais saber o número de IP do servidor que deseja acessar, pois o programa do DDNS estará sempre reportando o IP correto ao endereço DNS.
Clique aqui e veja o passo a passo para fazer o download do DDNS..
|
24. Se eu instalar o Sitrad no meu tablet ele vai funcionar?
O Sitrad Mobile funciona perfeitamente em tablets que utilizam os sistemas operacionais Google Android e Apple iOS (iPhone, iPad, iPod Touch, etc.). Em tablets com sistema operacional Microsoft Windows, você deve instalar o Sitrad Remote.
|
25. Como faço backup do meu banco de dados do Sitrad?
Você pode fazer o backup das informações diretamente no computador em que está instalado o Sitrad Local, porém recomendamos que, para uma maior segurança, você também direcione o backup para outros computadores ou para uma "nuvem" (Cloud Computing), ou seja, um servidor que estiver localizado fora do ambiente onde está o Sitrad Local e que é acessado através da internet.
Deixamos aqui quatro sugestões de softwares para realizar backup. Dois são pagos e dois gratuitos. Porém os dois pagos são backup online, ou seja, os arquivos ficam guardados na "nuvem" e podem ser acessados de qualquer lugar.
Pagos:
http://backup.uol.com.br
http://br.norton.com/online-backup/
Gratuitos:
http://www.superdownloads.com.br/download/29/cobian-backup/
http://www.fbackup.com/br/
Outra opção é o site DropBox ( www.dropbox.com, em inglês) que disponibiliza 2 GB de espaço para armazenamento na “nuvem”. Eles disponibilizam um programa que quando instalado no computador cria um mapeamento de rede virtual. Por exemplo 'F:'. Todo arquivo que for colocado neste mapeamento será automaticamente carregado para a sua conta do DropBox na internet.
Depois de instalado o programa do DropBox basta instalar um programa de backup ou usar o próprio programa de backup do Windows 7 para salvar os dados do Sitrad neste mapeamento de rede virtual criado pelo DropBox.
Lembrando que para saber onde o Sitrad está salvando os dados você deve acessar no Sitrad o menu "Arquivo > Administração de Dados > Configuração".
|
26. Como configuro o Sitrad Viewer?
O Viewer é bem simples de configurar. Ele é tipo um Sitrad Remote que acessa vários Sitrad Local.
Ele só é um pouco diferente do Sitrad Local e Remote porque antes de começar a usá-lo você precisa criar um arquivo de dados, onde serão salvas as configurações dos servidores que irá acessar. É como no Word, onde você tem a instalação do Word mas precisa criar um arquivo para realmente usá-lo.
Depois de criado o arquivo que conterá as configurações, você faz o cadastro de vários servidores (Sitrad Local) e se quiser pode criar grupo para agrupar os servidores por afinidades.
26. Se no Sitrad Remote aparecer a mensagem "Não foi possível estabelecer conexão com o servidor", o que pode estar acontecendo?
Pode ser por algum destes motivos:
-O número do IP (identidade do computador) que você está tentando acessar não existe. Neste caso, verifique o número correto do IP do servidor.
-Tanto o computador com módulo LOCAL quanto o computador com o módulo REMOTE podem estar sem acesso à internet. Verifique sua conexão.
-A porta 5001 do servidor não está liberada para acesso. Verifique com o administrador da sua rede para que esta porta seja liberada.
-O servidor (pela porta 5001) não está direcionando para o computador onde está rodando o Sitrad Local.
Algumas dicas para resolver:
Segue mais algumas dicas:
* Verifique se o Sitrad Remote está acessando normalmente o servidor de testes da Full Gauge. Se estiver, então está tudo certo com a máquina do Remote.
* Depois, tente conectar no Sitrad Local de dentro da rede onde ele está instalado usando o IP interno do computador (normalmente o número começa com 10 ou 192). Pode também instalar o Sitrad Remote na própria máquina do Local e acessar usando o IP local (127.0.0.1). Este teste vai te dizer se o Sitrad Local está aceitando conexões. Caso contrário, pode ser um firewall que esteja bloqueando;
* Teste a conexão de fora da rede interna, pela internet. Antes de usar o DDNS teste usando o IP externo mesmo. Para isto acesse no computador do Sitrad Local o site www.meuip.com.br e veja qual é o IP externo da rede (normalmente algo começando com 200, 201 ou 187, para o Brasil). Se não funcionar, você precisa entrar nas configurações do Modem de internet e fazer uma configuração NAT para redirecionar a comunicação na porta 5001 do modem para a porta 5001 do computador onde está instalado o Sitrad. No site PortForwarding (em inglês) tem o passo-a-passo de como fazer a configuração em diversos modelos de modens.
Os.: No site do PortForward, após escolher o modelo do seu modem é preciso clicar em "Click here to skip this advertisement...", na barra superior, para sair da tela de propaganda e ir para a configuração.
|
|
|