Parâmetros do MOD64
Para acessar os parâmetros do instrumento, deixe-o em destaque e depois clique no botão Parâmetros. Assim, o sistema solicitará o código de acesso e, em seguida, exibirá as configurações do instrumento.
Esta tela de parâmetros diferencia-se do padrão dos outros instrumentos. Como podemos observar, a tela tem um campo para alterar o número do endereço do instrumento (o padrão de fábrica é 201), um campo para especificar o tempo máximo que o MOD64 pode ficar sem comunicar-se com o Sitrad e uma guia com as abas Entrada Analógica 1, Entrada Analógica 2, Entradas Digitais e de Tensão, Timers Cíclicos e Saídas.
Clicando no botão de ajuda (interrogação azul) o sistema mostra o descritivo do campo que estiver selecionado.
Para configurar as entradas analógicas, selecione a aba referente à entrada que deseja usar e siga os seguintes passos:
- Especifique o tipo de sensor que será usado.
- Escolha a forma de operação da entrada. A Ação Reversa fará com que o controle autônomo use o setpoint+histerese da seguinte forma: supondo que seja configurado setpoint igual a 10 e histerese igual a 2, o controle autônomo da entrada irá ligar a saída que estiver atrelada à ela quando o valor do sensor estiver em 12 e desligará quando o valor estiver em 10. Já na Ação Direta, usando o mesmo exemplo, a saída será ligada em 8 e desligada quando atingir 10. Nos casos de Alarme Intra e Extra-Faixa, os campos de Setpoint e Histerese passam a ser Limite Mínimo e Máximo, respectivamente.
- Especifique a quantidade de casas decimais que será considerada no valor medido na entrada.
- Nas Informações do Sensor, especifique o valor mínimo e máximo medido pelo sensor (fundo de escala) e a voltagem mínima e máxima utilizada pelo sensor. É importante ressaltar que só podem ser utilizados sensores que fazem uma leitura linear. Por exemplo, se um sensor trabalha de 0°C a 80°C e atua de 0 a 5 volts, quando a entrada analógica estiver lendo 0 volts a temperatura será 0°C, quando estiver lendo 5 volts será 80°C e quando estiver lendo 2.5 volts, automaticamente, a temperatura será de 40°C.
- Escolha a saída que a entrada analógica deve utilizar na caixa Comandar a Saída. Caso queira utilizar a entrada apenas para monitorar um valor, sem fazer controle de saídas, escolha a opção Nenhuma Saída.
- Digite um nome para a entrada.
- Caso tenha escolhido alguma saída para ser controlada, especifique o Setpoint e a Histerese (ou valor máximo e mínimo, no caso, e alarme) e o Delay Inicial (tempo mínimo entre desligar e ligar uma saída).
Para configurar as Entradas Digitais e de Tensão, selecione a respectiva aba na guia de configuração.
Para cada entrada é possível especificar uma descrição para a entrada, o modo de operação, se será usado o contador de horas para saber a quanto tempo a entrada está ligada, e se o contador de tempo será zerado quando a entrada for desligada ou não. Caso não esteja marcado para zerar, o contador mostrará a quantidade de horas totais que a entrada esteve ligada, desconsiderando os períodos em que esteve desligada.
Para usar um Timer Cíclico, selecione a respectiva aba na guia de configuração, e selecione o timer cíclico que deseja utilizar, clicando no canto superior esquerdo do respectivo timer cíclico; especifique o tempo do ciclo ligado e do desligado e, por último, selecione a saída que será comandada por este controle autônomo.
Na última aba de configuração temos as opções referentes às Saídas. Especifique, para cada saída, a descrição da saída e o estado em que a saída deve permanecer (por segurança) quando ocorrer perda de comunicação com o Sitrad. No Estado Padrão é possível escolher entre Ligado, Desligado e permanecer no Último Estado (estado atual). Caso a saída esteja sendo controlada por algum controle autônomo interno (Entrada analógica ou Timer cíclico) o estado padrão da saída será sempre Último Estado.
Após fazer todas as configurações desejadas, clique no botão Salvar para enviar as configurações para o MOD64. Caso o endereço do instrumento tenha sido alterado, o Sitrad terá de ser fechado e aberto novamente para que o novo endereço passe a funcionar corretamente.
Tópicos Relacionados
URL desta página