Configuração Ethernet

Navegação:  Como Operar o Sistema >

Configuração Ethernet

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

O Sitrad permite comunicar com um ou mais conversores ethernet TCP-485 (desenvolvido pela Full Gauge). A comunicação Ethernet permite que o Sitrad comunique com instrumentos que estão distantes do computador que está coletando os dados. Através de um número de endereço IP é possível acessar os instrumentos de um conversor através da internet ou intranet.

A comunicação Ethernet é especialmente útil em lugares onde já se tem um cabeamento de rede Ethernet montado, dispensando assim a criação de uma nova rede para a comunicação RS-485 com os instrumentos.

Para acessar a tela de configuração dos conversores acesse o menu Configuração e depois o item Opções. Na tela de opções, marque a opção "Usar comunicação Ethernet" e depois clique em "Configurar Ethernet". A tela abaixo exemplifica a tela de conversores ethernet.

ethernet_lista

A tela de conversores ethernet mostra as informações principais dos conversores cadastrados. Para saber mais informações sobre um conversor previamente cadastrado, deixe-o selecionado e clique em Editar, ou dê um duplo-clique no item desejado.

Para cadastrar um novo conversor ethernet clique no botão Novo conversor. A tela abaixo será exibida para que você escolha a forma com que deseja realizar o cadastro do novo conversor.

ethernet_new_escolha

Na tela acima é possível escolher cadastrar um novo conversor informando os seus dados de acesso, fazer uma varredura na rede utilizando broadcast UDP/IP para encontrar todos os conversores que estão na rede ou localizar informações de um conversor específico através do seu número de IP.

A primeira opção irá levar diretamente para a tela de cadastro de conversores. As outras duas opções irão fazer a procura na rede por conversores para depois então irem para a tela de cadastro de conversores, já com as informações referentes ao conversor selecionado na varredura. A tela abaixo exemplifica o cadastro de um novo conversor.

ethernet_new

Na tela de cadastro dos conversores temos duas guias: Configuração e Instrumentos Associados.

Na Guia Configuração:

Descrição do Conversor: Nome descritivo que identifica o conversor. Não precisa ser o mesmo nome que está configurado internamente no conversor.

Endereço IP ou DNS: Especifica o endereço IP ou DNS que o Sitrad deve usar para acessar o conversor.

Porta de Comunicação: Número da porta TCP/IP do conversor que está configurada para o Sitrad comunicar com os instrumentos conectados a ele.

Porta de Configuração: Número da porta TCP/IP  do conversor que está configurada para realizar a autenticação de acesso ao conversor.

Senha de Configuração: Caso o conversor tenha sido configurado com uma senha de autenticação, preencha neste campo a senha a ser utilizada.

Timeout de comunicação: Especifica o tempo de espera que o Sitrad deve aguardar por comunicação com os instrumentos conectados ao conversor. O tempo de timeout deve ser aumentado quando a velocidade da rede ethernet for lenta, causando assim a demora na resposta dos dados dos instrumentos.

Versão: Especifica a versão do conversor que está sendo usado. Caso a informação da versão estiver errada a comunicação com o conversor pode não funcionar.

Na Guia Instrumentos Associados:

Instrumentos associados: Lista dos instrumentos que estão fisicamente conectados ao conversor ethernet. Associando instrumentos a conversores fará com que a comunicação do Sitrad com os mesmos seja otimizada.

Instrumentos disponíveis: Lista dos instrumentos que ainda não estão associados com nenhum conversor e podem ser usados para associação com o conversor atual.

URL desta página
Fechar [X]